Diretrizes para Autores

Submissões

Apenas os inscritos nos tipos de inscrição “A”, “B” ou “C” poderão submeter trabalhos, através do sistema de submissão (acessível mediante login e senha, criados no momento do pré-cadastro).

Cada participante pode constar em até três trabalhos – como autor ou coautor.

A submissão de trabalho não é obrigatória, podendo o participante optar por uma inscrição como ouvinte (tipo de inscrição “D”).

A submissão/apresentação de trabalhos é destinada a pesquisadores ou aprendizes-pesquisadores, professores ou não.

Os professores que quiserem poderão apresentar um trabalho de pesquisa ou pesquisa-ação.

Como forma de apoiar a iniciação científica, admite-se a submissão de alunos do ensino médio, desde que devidamente orientados no artigo pelo(a) seu(sua) professor(a) (todos deverão estar devidamente inscritos no Evento e o(a) professor(a) deverá constar como coautor(a) no trabalho).

Cada trabalho a ser submetido poderá ser assinado, no máximo, por 3 (três) pessoas, sendo 1 autor(a)e 2 coautores. Ao tentarem se inscrever além dos limites estabelecidos nesta norma, as pessoas terão as submissões dos seus trabalhos excedentes recusadas, por limitações da plataforma de submissão.

Não existirá no Colóquio o status de “orientador”. Seja o orientador de um participante é coautor (com certificado), seja ele só pode aparecer numa nota de rodapé (sem certificado).

O trabalho deverá ser submetido pelo(a) primeiro(a) autor(a), apenas, que será responsável por informar todos os dados exigidos no processo de submissão, bem como vincular os outros dois eventuais coautores (através da indicação dos respectivos CPFs ou Orcid IDs).

Assim, não será necessário que os coautores submetam novamente o trabalho, uma vez que as informações a respeito deles serão fornecidas pelo autor (mas é essencial que os coautores estejam com a inscrição devidamente ativa no sistema, do contrário o(a) primeiro(a) autor(a) não conseguirá vinculá-los).

Não caberá à Comissão de organização do Colóquio tratar de eventuais queixas a respeito da ordem dos autores (primeiro autor e coautores). Não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção de nomes de autores e coautores após submissão, inclusive se todos os autores e coautores concordarem com essas modificações (por razões técnicas). Repetimos, com insistência: por razões técnicas, não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção ou supressão de nomes de autores e coautores após a submissão.

Caberá ao(à) coautor(a) informar os seus dados corretamente ao (s) autor (es) dos trabalhos em que irá participar. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências dos erros cometidos na inscrição a respeito dos dados dos coautores.

Os Pareceristas terão acesso a um exemplar sem identificação de autoria do manuscrito para uma avaliação “às cegas”, pelo sistema double blind review. Contudo, serão constituídas três categorias, de acordo com a situação do autor: 1 – graduando/nível médio; 2 – doutor; 3 – outras situações, intermediárias – para que o Parecerista possa adaptar seu nível de exigência.

O autor deverá prestar atenção aos pedidos de informação a esse respeito – em caso de omissão ou erros, nenhuma correção será possível e a Comissão não se responsabilizará pelas consequências.

O trabalho só poderá ser enviado uma vez. Não serão aceitos (nem respondidos), seja qual for o motivo (envio sem querer do rascunho, erro no nome ou na lista dos autores ou coautores, etc.), pedidos de troca do trabalho, ou pedidos de modificação enviados por um autor ou um coautor.

O autor deverá verificar todas as informações antes do envio do trabalho. Para que não haja dúvida alguma, repetimos: não será aceito, nem respondido, pedido algum de modificação/correção de um texto já enviado ou de modificação na lista de autor e coautores. O autor deverá enviar (copiar/colar) o trabalho completo e não apenas o resumo.

Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas, às cegas. Se o trabalho for aprovado, o autor receberá, no seu endereço e-mail, aviso dessa aprovação, sem motivos. Se for reprovado, o autor receberá aviso, com indicação dos motivos. O aviso de aprovação ou reprovação será enviado para o endereço e-mail do autor, cabendo-lhe a responsabilidade de transmitir a informação aos seus eventuais coautores. Se o trabalho for aprovado, uma carta de aceite será disponibilizada no dossiê do autor e dos coautores, que poderão baixá-la.

O prazo para receber o aviso de aprovação ou reprovação dependerá do período em que o trabalho for enviado. Os trabalhos enviados no início do período de inscrição receberão uma resposta rápida. Quem enviar o seu trabalho nos últimos dias deverá ter consciência de que esse trabalho chegará com centenas de outros trabalhos e que a resposta irá demorar.

Se um trabalho for reprovado, o autor e os coautores permanecerão participantes no próprio Colóquio, já que são duas coisas diferentes. Ao propor um trabalho, e, portanto, ao aceitar estas normas, autores e coautores assumirão o compromisso de aceitar a decisão dos Pareceristas, como de praxe e de forma bem-educada.

O trabalho só será avaliado após a confirmação do cadastro  e do pagamento da contribuição por todos os autores/coautores. Ressalta-se que os coautores também pagam. Não é possível saber, antes da contribuição, se o trabalho será aprovado. No caso de reprovação do trabalho não haverá reembolso da contribuição.

O processo de submissão se inicia pelo preenchimento das Informações Gerais:

1) Seção* (Anais, Livro ou Revista, conforme tipo de inscrição – “A”, “B” ou “C”).

2) Eixo Temático*

3) Aceite dos Requisitos para Envio do Manuscrito*

4) Comentários para o editor (opcional)

5) Aceite das declarações de direitos autorais e privacidade*

Após, passa-se à etapa dos Metadados:

Consiste na inserção do texto nos campos próprios do sistema, mediante copia/cola dos fragmentos, a partir de um arquivo de texto (geralmente em word) – o trabalho não será “anexado”.

Com efeito, o trabalho será avaliado “às cegas” (sem que o Parecerista conheça o nome do autor e dos eventuais coautores), mas ele será publicado nos Anais com todas as informações sobre autor(a) e coautores.

Para evitar um duplo envio (sem nomes de autores nem informações sobre eles e, novamente, com essas indicações), o sistema será organizado para recolher a informação por fragmentos e gerir as duas versões (anônima e com nomes). Esse dispositivo permitirá também preservar a formatação do texto word preparado pelo(a) autor(a) (inclusive quando a bibliografia incluir links compridos, que tendem a mudar as margens e desfazer a formatação inicial).

Cabe simplesmente ao autor atender aos pedidos do sistema, copiando o que for pedido, onde for pedido; na prática, ficará muito simples.

O sistema pedirá aos autores que copiem, sucessivamente, a partir do seu arquivo word:

6) Título em Português*

7) Resumo em Português* (no máximo 200 palavras)

8) Palavras-chave em Português* (3 palavras-chave separadas por vírgula)

9) Escolha da língua estrangeira a ser utilizada* (inglês, espanhol ou francês)

10)  Título em língua estrangeira* (conforme língua estrangeira escolhido no item anterior)

11) Resumo em língua estrangeira* (no máximo 200 palavras, conforme língua estrangeira escolhido no item anterior)

12) Palavras-chave em língua estrangeira* (3 palavras-chave separadas por vírgula  conforme língua estrangeira escolhido no item anterior)

13) Agências de fomento (informação opcional)

Na aba Estrutura do Trabalho, o sistema pedirá aos autores que copiem, sucessivamente, a partir do seu arquivo word:

14) Componentes do artigo* (artigo na língua original – para todos os trabalhos; artigo em língua estrangeira (apenas para artigos submetidos à Revista, após aprovação)

15) Introdução*

16) Desenvolvimento*

17) Conclusão*

18)  Referências*

19) Agradecimentos (informação opcional)

20) Notas de Fim (informação opcional para quem não inseriu notas. As notas devem obrigatoriamente estar em formato de “nota de fim”, do contrário haverá problemas de numeração)

Na aba Coautores, o sistema pedirá aos autores que insiram os dados dos eventuais coautores (neste momento, eles devem estar com a inscrição ativa no sistema, do contrário não será possível vinculá-los ao trabalho):

21) Orcid ID e CPF

O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.

Os critérios utilizados para a aprovação dos trabalhos no XVI Colóquio Educação e Contemporaneidade serão: a) vinculação com o eixo temático; b) fundamentação teórica; c) coerência e coesão na argumentação; d) apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída; e) Referencial bibliográfico ou informático atual pertinente à temática abordada, f) relevância temática; g) ortografia e gramática corretas e respeito das normas técnicas descritas na tabela abaixo:

Anais ABNT ou APA
Capítulos de Livros ABNT
Revista APA

A aprovação depende do conteúdo do trabalho apresentado. Contudo, em referência aos Colóquios Educon anteriores, podemos dar algumas orientações acerca de dúvidas expressas nos anos anteriores:

– um simples projeto de pesquisa, que ainda não coletou dados, terá poucas chances de ser aprovado – a não ser que seja muito original em sua problemática ou sua metodologia;

– um trabalho de tipo filosófico, com esclarecimento e desenvolvimento de conceitos, poderá ser aprovado (embora não apresente dados empíricos). Mas um texto de opiniões pessoais sobre a vida, o mundo e a gente não será aprovado;

– um trabalho de revisão bibliográfica poderá ser aceito (em particular quando apresentado por um graduando) se houver um esforço importante de análise conceitual e teórica; se for apenas um inventário do tipo “o fulano disse que…”, será reprovado; de forma mais geral, um trabalho de validação de disciplina de graduação raramente tem o nível de uma comunicação para um colóquio internacional e, portanto, poderá ser um ponto de partida, mas requererá um sólido trabalho de aprofundamento;

– uma análise de práticas pedagógicas por professores-pesquisadores poderá ser aceita se houver um esforço importante de distanciamento crítico e analítico; se for apenas “fiz isso e tudo mundo gostou”, será reprovada;

– um trabalho elaborado às pressas por copiar-colar com base em um trabalho anterior (mestrado, doutorado) correrá o risco de ser reprovado, uma vez que trecho de um bom trabalho raramente constitui, em si, um bom trabalho; deve-se cuidar da coerência do trabalho apresentado;

– não será possível aceitar em um colóquio internacional um trabalho com erros de ortografia ou de gramática, ou com um visível desprezo para as normas técnicas; o autor deverá verificar ou mandar verificar para que não haja erros de ortografia e gramática no seu texto e que as normas básicas da ABNT sejam respeitadas, sob pena de a Comissão Científica vir a reprovar estes artigos.

O trabalho deverá, obrigatoriamente, pertencer a um dos eixos do Colóquio (a ser indicado na submissão). A ausência de indicação do eixo impedirá a avaliação, ocorrendo a recusa do trabalho. A lista dos eixos encontra-se no site do Colóquio. A escolha de um eixo é da responsabilidade do autor que enviar o trabalho; a postura da Comissão é confiar na escolha do autor.

O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 15 (quinze) e máximo de 20 (vinte) páginas, excluindo as referências (na sua versão original word, no computador). Deverá ser digitado em formato A4.

O trabalho deverá conter os elementos abaixo, na ordem que se segue (esta será a ordem de inserção dos dados no sistema):

Título em Português Primeiras Letras das Palavras Maiúsculas, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte times new roman
Resumo em Português no máximo 200 palavras, espaço simples, fonte times new roman, tamanho 11
Palavras-chave em Português 3 palavras-chave separadas por vírgula
Título em língua estrangeira conforme língua estrangeira escolhida –  inglês, espanhol ou francês
Resumo em língua estrangeira no máximo 200 palavras, conforme língua estrangeira escolhida
Palavras-chave em língua estrangeira 3 palavras-chave separadas por vírgula  conforme língua estrangeira escolhido no item anterior
Eixo temático ao qual se vincula o trabalho
Agências de fomento  informação opcional
Introdução fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado. Para todas as margens usar 2,5 cm.
Desenvolvimento fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado. Para todas as margens usar 2,5 cm. As citações a partir de 4 linhas deverão ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11.
Conclusão fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado. Para todas as margens usar 2,5 cm.
Referências observar normas técnicas corresponder, a depender da seção (Anais, Revista ou Livro).
Agradecimentos  informação opcional
Notas de Fim informação opcional para quem não inseriu notas. As notas devem obrigatoriamente estar em formato de “nota de fim”, do contrário haverá problemas de numeração)
Nomes completos do autor e dos coautores sem abreviaturas, alinhados à esquerda e sem nota de rodapé informando quem são os autores/coautores (as informações pessoais serão inseridas posteriormente, conforme cadastro)

O editor de texto do sistema permite a inserção de imagens e tabelas, porém não poderão ultrapassar a margem do texto, sob pena de o trabalho ficar desconfigurado. Cabe aos autores, portanto, fazerem os ajustes necessários para que o manuscrito não fique disforme (é possível visualizar a formatação final do texto clicando no ícone, existente em cada campo). Por motivos técnicos, e eventuais impropriedades que podem surgir, não recomendamos que haja a inserção de imagens.

A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.

As referências deverão respeitar as normas técnicas em vigor (ABNT ou APA, conforme Seção – Anais, Revista ou Livro).

Apresentações de Trabalhos

No pré-cadastro, os participantes dos tipos de inscrição “A”, “B” ou “C”  deverão indicar a modalidade de apresentação dos trabalhos submetidos, dentre as opções apresentadas a seguir.

OBS1: Uma vez submetida a inscrição, não será possível a alteração da modalidade de apresentação escolhida.

OBS2: Um trabalho reprovado não poderá ser apresentado. Só poderá receber certificado de apresentação um trabalho aprovado e apresentado por um dos autores. Todos os artigos aprovados serão publicados integralmente no site do Educon, para leitura e download gratuitos. Serão publicados em Anais do evento com ISSN e DOI.

OBS3: Para trabalhos submetidos à Revista, deverão ser observadas regras específicas para as apresentações – Sessões de Lançamento).

As apresentações on-line (em tempo real), serão realizadas conforme cronograma publicado no site, em sessões de até 4 horas de duração.

O(a) participante deverá consultar previamente no site do Educon, a partir do dia indicado no cronograma, o endereço (link de acesso) da sala virtual e o horário da sua apresentação, devendo ingressar com no mínimo 5 minutos de antecedência a fim de garantir o início das apresentações no horário previsto.

O(a) participante deverá obrigatoriamente, durante a apresentação de seu trabalho, disponibilizar aos demais participantes da sessão sua imagem (através da ativação da câmera – webcam) e sua voz (através da ativação do áudio – microfone).

A Organização não se responsabiliza por nenhum requisito e/ou condição técnica quanto ao acesso à plataforma, sendo de responsabilidade dos participantes a qualidade da internet, provedores e equipamentos.

O(A) Coordenador(a) das Apresentações do Eixo abrirá(ão) a sessão explicando a ordem de apresentação dos trabalhos, mediando as intervenções e organizando os debates.

Cada apresentação deverá ter duração de no máximo 10 minutos, sem prorrogação, e mais 5 minutos de debates/apreciações pelos demais participantes.

Os participantes devem permanecer on-line na sala virtual durante toda a sessão, cuja frequência será aferida mediante o preenchimento de formulário, cujo link de acesso será disponibilizado ao final das apresentações pelos Coordenadores de Sessão.

O certificado de apresentação será liberado depois de encerrado o evento e de verificada a frequência do participante pela Organização.

🔗 ENVIE SEU VÍDEO!

Os participantes, optantes dessa modalidade de apresentação, deverão preencher o template da capa do vídeo com os dados do trabalho; gravar um vídeo de sua apresentação, com observância dos requisitos abaixo, disponibilizando o acesso à Organização no prazo de 7 dias, contados do recebimento da decisão de aceite do trabalho, mediante o envio dos arquivos em formulário próprio a ser disponibilizado no site.

Requisitos para a gravação dos vídeos

a) Duração de 5 a 10 minutos.

b) Apresentar de modo claro e conciso os elementos do seu trabalho (tema, problema de pesquisa, metodologia, conclusões e outros aspectos relevantes).

c) O vídeo deverá ser gravado na orientação horizontal (modo paisagem), formato .mp4, com qualidades satisfatórias de áudio e de imagem (resolução) e iluminação.

OBS: A critério exclusivo dos participantes, admite-se a utilização de técnicas de edição de imagem/som na gravação, não se responsabilizando a Organização de nenhuma forma pela prestação de serviços dessa natureza.

Esta modalidade de apresentação não terá debates. O conteúdo do vídeo será analisado pelos Coordenadores, que verificarão o preenchimento dos requisitos técnicos estabelecidos e a qualidade científica da apresentação conforme titulação acadêmica do participante.

Os vídeos enviados não serão exibidos no momento das Sessões de Apresentações on-line, mas serão publicados no canal do Colóquio no YouTube.

Participantes que não observarem as normas descritas terão o vídeo reprovado e não terão direito ao certificado de apresentação do trabalho.

O certificado da apresentação será liberado após o encerramento do Evento, apenas aos participantes que, relativamente a esta modalidade, enviaram o vídeo atendendo aos requisitos estabelecidos, devidamente atestada a qualidade da apresentação pelos Coordenadores.