Apresentação
O que pode a educação? Fazer essa pergunta é potencializar em espectros um processo que é genuinamente humano, de apropriação do mundo, do outro, de si mesmo e da sedimentação dos saberes que o homem produziu historicamente. Nós, membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (Educon/CNPq/UFS), reunimos nesta obra um conjunto plural de pesquisas e de experiências no campo da Educação, articulando diferentes olhares teóricos e práticos sobre os desafios contemporâneos da formação humana em contextos escolares e não escolares.
Esta coletânea é atravessada, em seus fundamentos, pelo legado intelectual de Bernard Charlot (1944–2025), cuja teoria da relação com o saber constitui o eixo epistemológico que orientou a trajetória do Grupo EDUCON desde a sua fundação. Ao propor que aprender é sempre entrar em relação — com o mundo, com os outros e consigo mesmo —, Charlot deslocou o olhar das ciências da educação para as condições sociais, históricas e subjetivas em que os sujeitos mobilizam (ou não) o desejo de saber, deslocando o fracasso de atributo individual para questão estrutural. Esse deslocamento permanece vivo nos capítulos que compõem este livro: das investigações sobre políticas educacionais e formação docente às análises sobre inclusão, cultura e tecnologias, cada contribuição dialoga, explícita ou implicitamente, com a interrogação fundamental que Charlot nos legou — qual sentido tem, para o sujeito, o ato de aprender?
Organizado em eixos temáticos que dialogam entre si, o livro percorre desde as discussões estruturantes sobre educação como direito, democracia e políticas públicas, até investigações sobre práticas pedagógicas inovadoras, inclusão e cultura. Ao abordar temas como alfabetização, formação docente, mercantilização do ensino superior, educação integral, cultura digital e educomunicação, a coletânea evidencia as tensões e possibilidades que atravessam o cenário educacional brasileiro. Destacam-se ainda reflexões voltadas à educação inclusiva, contemplando sujeitos historicamente marginalizados — como pessoas com deficiência, estudantes autistas e mulheres em situação de privação de liberdade —, reafirmando o compromisso ético e social da educação com a equidade.
O livro também valoriza as dimensões culturais e territoriais da aprendizagem, ao incorporar discussões sobre literatura de cordel, cultura afro-brasileira, mapas mentais e a construção do conceito de lugar, ampliando a compreensão da escola como espaço de produção de sentidos, identidades e pertencimentos. Soma-se a isso o diálogo com perspectivas contemporâneas, como a neuroeducação e a cultura hacker, que apontam para novas ecologias de aprendizagem mediadas pelas tecnologias e pelas transformações sociais.
Destinado a pesquisadores, professores e estudantes, este livro constitui-se como um convite à reflexão crítica e à ação transformadora, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para pensar e reinventar a educação no século XXI, em direção a práticas mais democráticas, inclusivas e humanizadoras — honrando, assim, a herança de um pensador que dedicou sua vida a compreender por que e como os seres humanos aprendem.
Abril de 2026.
Os organizadores
Ficha catalográfica
O que pode a educação? : pesquisas, práticas e sentidos da formação humana contemporânea [recurso eletrônico] / Organização de Eanes dos Santos Correia, Veleida Anahi Capua da Silva Charlot, Willdson Robson Silva do Nascimento. — São Cristóvão, SE: Educon, 2026. 485 p.: il.
ISBN: 978-65-02-05353-9 — DOI: 10.29380/educon.2026.001 — CDU: 37(813.7)
Descritores: 1. Alfabetização. 2. Educação. 3. Formação docente. 4. Letramento. 5. Práticas pedagógicas.
Ficha catalográfica elaborada por Marcos Breno Andrade Leal — CRB 5/2048.
Coordenação editorial
Prof. Dr. Yan Capua Charlot · Profa. Dra. Veleida Anahi Capua da Silva Charlot
Conselho editorial
Conselho científico — pareceristas
Revisão, projeto gráfico e diagramação
Prof. Dr. Yan Capua Charlot (Educon/CNPq/UFS)
Capa e diagramação
Josef Meris
Licença
Esta obra está licenciada sob Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Editora
EDUCON · Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade · Universidade Federal de Sergipe · São Cristóvão/SE · Brasil — contato@grupoeducon.com · coloquioeducon.com