Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (ANAIS)

No preenchimento do formulário de inscrição, os Autores deverão indicar a modalidade de apresentação dos trabalhos submetidos aos Anais, dentre as opções abaixo (para trabalhos submetidos à Revista ou Livro, deverão ser observadas regras específicas dessas publicações). UMA VEZ SUBMETIDA A INSCRIÇÃO, NÃO SERÁ POSSÍVEL A ALTERAÇÃO DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO ESCOLHIDA.

APRESENTAÇÃO ON-LINE
(EM TEMPO REAL)

As apresentações on-line (em tempo real), serão realizadas entre os dias 13/9/2021 e 15/9/2021, em sessões de até 4 horas de duração, nos turnos da tarde (13h às 17h) e/ou noite (18h às 22h). O período de 22 a 24/9/2021 é reservado para a realização das Conferências e Mesas-redondas do Colóquio.

Os Autores deverão consultar previamente no site do Colóquio e/ou na caixa de entrada do e-mail cadastrado o endereço (link de acesso) da sala virtual e o horário da sua apresentação, devendo ingressar com no mínimo 5 minutos de antecedência a fim de garantir o início das apresentações no horário previsto.

Os Autores deverão obrigatoriamente, durante a apresentação de seu trabalho, disponibilizar aos demais participantes da sessão sua imagem (através da ativação da câmera – webcam) e sua voz (através da ativação do áudio – microfone).

A Organização não se responsabiliza por nenhum requisito e/ou condição técnica quanto ao acesso à plataforma, sendo de responsabilidade dos participantes a qualidade da internet, provedores e equipamentos.

Os Coordenadores das Sessões de Apresentações de Trabalhos dos Eixo iniciarão explicando a ordem de apresentação, mediando, na sequência, as intervenções e organizando os debates.

Cada apresentação deverá ter duração de no máximo 10 minutos, sem prorrogação, e mais 5 minutos de debates/apreciações pelos demais participantes.

Os participantes devem permanecer on-line na sala virtual durante toda a sessão, cuja frequência será aferida pelos Coordenadores das Sessões, assessorados pelos Monitores. O certificado de apresentação será liberado depois de encerrado o Evento e de verificada a frequência do(a) participante pela Organização.

ENVIO DE VÍDEO

Os participantes, optantes dessa modalidade de apresentação, deverão preencher o template da capa do vídeo com os dados do trabalho; gravar um vídeo de sua apresentação, com observância dos requisitos abaixo, disponibilizando o acesso à Organização no prazo de 15 dias, contados do recebimento da decisão de aceite do trabalho, mediante o envio dos arquivos em formulário próprio a ser disponibilizado no site.

REQUISITOS PARA A GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS:

a) Duração de 5 a 10 minutos.

b) Apresentar de modo claro e conciso os elementos do seu trabalho (tema, problema de pesquisa, metodologia, conclusões e outros aspectos relevantes).

c) O vídeo deverá ser gravado na orientação horizontal (modo paisagem), formato .mp4, com qualidades satisfatórias de áudio e de imagem (resolução) e iluminação.

OBS: A critério exclusivo dos participantes, admite-se a utilização de técnicas de edição de imagem/som na gravação, não se responsabilizando a Organização de nenhuma forma pela prestação de serviços dessa natureza.

Esta modalidade de apresentação não terá debates. O conteúdo do vídeo será analisado pelos Coordenadores dos Eixos, que verificarão o preenchimento dos requisitos técnicos estabelecidos e a qualidade científica da apresentação conforme titulação acadêmica do participante. Não serão publicados vídeos de apresentação no canal do Colóquio no YouTube que não observarem as normas descritas. Participantes com vídeo reprovado não terão direito ao certificado de apresentação do trabalho.

O certificado da apresentação será liberado após o encerramento do Evento, apenas aos participantes que, relativamente a esta modalidade, enviaram o vídeo atendendo aos requisitos estabelecidos, devidamente atestada a qualidade da apresentação pelos Coordenadores de Sessões.