Categorias
Notícia

1º Café Pedagógico

Olá, esperamos que vocês estejam bem!

Chat Charlot é um espaço aberto, público e gratuito para a atividade de estudo das obras do teórico francês, o professor Dr. Bernard Charlot. Com uma produção sobre a relação com o saber traduzida para mais de 18 países, as obras do professor Charlot levantam questões para a educação hoje.

Na promoção e divulgação da ciência e da pesquisa na Educação e áreas afins, o Grupo de Estudo e Pesquisa “Educação e Contemporaneidade” – EDUCON/CNPq/UFS, liderado pela professora Dra. Veleida Anahi Cápua da Silva Charlot e pelo professor Dr. Bernard Charlot, através de sua rede colaborativa de pesquisadores e estudantes de diversos Programas de Pós-Graduação do Brasil, de especialistas, professores da educação básica e egressos de várias universidades públicas e particulares do país, abre os trabalhos de atividade de investigação do grupo no mês de abril com a apresentação da mais recente obra de Charlot, “Éducation ou barbarie. Pour une anthropo-pédagogie contemporaine”, publicada na França e traduzia no Brasil ainda no segundo semestre de 2020 com o título “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”. Na ocasião, Charlot defende a necessidade de reintroduzir a questão do Homem no debate sobre a educação que se vê esvaziado pela lógica da eficácia.

Com transmissão pelo canal do Educon no Youtube, o Chat Charlot – edição Educação ou Barbárie? ocorrerá dia 19 de abril de 2020 às 15 horas e contará com a presença da professora Carla Roberta Sasset Zanette (UCS), do professor José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE) e do professor Henrique Fernandes Alves Neto (IFPR) para o debate, acompanhados pelo professor Charlot em chatFaça sua inscrição aqui!

Este é um convite aos educadores, estudantes, pesquisadores e curiosos para compartilharem suas reflexões, hipóteses e experiências na leitura da obra deste célebre intelectual e divulgar o trabalho de um dos mais importantes teóricos da Educação residentes no Brasil.

Não perca essa oportunidade de participar conosco!

Referência: CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução: Sandra Pina. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2020.

Sinopse:

Não há, hoje, uma pedagogia “contemporânea”, que seria equivalente ao que foram as pedagogias “tradicionais” ou “novas”. Elas ofereciam um tipo de homem para educar, uma proposta antropológica. Atualmente, o objetivo é: ter um bom trabalho mais tarde e melhorar a posição do país nas classificações internacionais. Isso não significa que não haja discursos novos: neuroeducação, cibercultura, transhumanismo. Mas eles se fundam em uma visão empobrecida e simplista do ser humano ou anunciam o fim próximo do Sapiens. Enquanto isso, cada pessoa tenta sobreviver como pode com seus filhos ou alunos e a lógica do desempenho e da concorrência devora nosso mundo.

Site da editora: https://www.cortezeditora.com.br/produto/educacao-ou-barbarie-2326

PARTICIPANTES

APRESENTADORES DO CAFÉ PEDAGÓGICO

Prof. Me. Yan Capua Charlot

Mini currículo: Mestre em Constitucionalização do Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor da Graduação e da Pós-Graduação. Avaliador da Revista de Direito Público Contemporâneo (RDPC/UFRRJ) e dos Anais do Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS). Editor Assistente da Revista Internacional Educon. Membro dos grupos de pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq), Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos (DPEJDH/UNIT/CNPq) e Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/CNPq/UFAL).

Profa. Dra. Alana Vasconcelos

Mini currículo: Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Doutora em Educação pelo PPGED (UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe- PRODEMA. Professora Adjunta da Faculdade São Luís de França (FSLF) – Grupo Tiradentes. Coordenadora Editorial da Revista Internacional Educon. Membro do grupo de pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS/CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq).

(Fotos)

APRESENTADORES DO CHAT CHARLOT

Profa. Ma. Kate Constantino Oliveira

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Conhecimento e Cultura na Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Educação na linha de pesquisa Educação e Formação Docente pela Universidade Tiradentes. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Francesa. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

Prof. Me. Eanes dos Santos Correia

Licenciatura em Educação Física, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na Educação Básica e Superior como professor de Educação Física. Atualmente pesquisa sobre Relação com o Saber e seus espectros na educação como também questões sobre corpo e discurso de estudantes numa perspectiva psicanalítica lacaniana. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

CONVIDADOS

 Profa. Dra. Carla Roberta Sasset Zanette

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) -Licenciatura Plena em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Língua e Literatura da Língua Inglesa. Especialização em Língua Portuguesa. Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Inglesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Atualmente exerce a função de Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal da Educação.

Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti

Licenciado em Matemática; Especialista em Avaliação Educacional em Matemática; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Foi professor da Educação Básica. É professor no Ensino Superior desde 2006, tendo atuado na UFRPE (cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia), Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB (cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; professor e vice-coordenador da Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinaridade), IFPE (Curso de Licenciatura em Matemática-Parfor), Faculdade Decisão (Cursos de Administração e Economia). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE. Atualmente, é professor do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco-CAA/UFPE atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (professor permanente).

Prof. Me. Henrique Fernandes Alves Neto

Licenciado e bacharel em Ciências Sociais (UEL), Mestre em Ciências Sociais (UEL) e, atualmente, doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UEL), pesquisando o ensino de sociologia no mundo digital. Professor de Sociologia no IFPR desde 2015, coordenador e criador do Sociologia Animada (YT e Instagram) e membro do Laboratório de Humanidades Vale do Ivaí (LHUVI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *