Normas/Inscrição

Antes de realizar sua inscrição, é necessário ler cuidadosamente as normas e as orientações, cuja inobservância pode implicar no cancelamento da inscrição ou da emissão dos certificados.

INSCRIÇÃO/CADASTRO

Nesta edição, o processo de inscrição será realizado em até 3 etapas: a) cadastro do participante no Evento; b) submissão dos trabalhos (artigos ou resumos – simples ou expandidos); c) envio de vídeo de apresentação – apenas para quem escolheu esta modalidade de apresentação.

Esta etapa se destina a todos que queiram participar do Evento com direito a certificado.

1. A inscrição é eletrônica e deverá ser feita no site do Colóquio, via celular, tablete e computador, pelo preenchimento de formulário próprio até o dia 31/8/2020 (NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DA DATA FINAL). Recomendamos que utilize o navegador Google Chrome.

2. Nesta 1ª Etapa, o sistema tem campos obrigatórios dentro do formulário de inscrição que caso não preenchidos, impedem a conclusão do processo. Portanto, antes de iniciar o processo de inscrição/cadastro, o participante deverá se certificar de que dispõe dos dados necessários, seus (nome completo; CPF;ORCID – obrigatório apenas para quem vai submeter trabalho(s); número de telefone; e-mail; titulação mais elevada e situação profissional; categoria de participação – A, B ou C; modalidade de apresentação do trabalho – apenas para quem irá apresentar; termo de autorização de uso de imagem devidamente preenchido e assinado, apenas para quem irá apresentar trabalho – ver modelo no Kit do Participante) e de eventuais participantes da contribuição coletiva: (nome completo e CPF).

O participante deverá indicar, no momento da inscrição:

3.2.1) sua categoria de participação, dentre as seguintes:

3.1.1) participante A:

a) direito à submissão de até 3 trabalhos inéditos, em algum(s) dos formatos a seguir: artigo completo, resumo simples ou expandido, conforme opção do participante, a ser(em) publicado(s) nos Anais (artigos – com ISSN DOI) e Cadernos de Resumos (ISSN, apenas) do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (CONSULTAR NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS) – ESSES TRABALHOS DEVEM SER ENVIADOS, NO SISTEMA DE SUBMISSÃO, ATÉ O ÚLTIMA DIA DO MÊS DE INSCRIÇÃO (Exemplo: quem fez a inscrição no mês de Julho/2020, deve enviar o trabalho até 31/7/2020quem fez a inscrição em Agosto/2020, deve enviar os trabalhos até 31/8/2020 – esses prazos devem ser obrigatoriamente respeitados, tendo em vista o tempo necessário para que os trabalhos possam ser avaliados pelos Pareceristas;

b) direito à submissão de 1 artigo científico a ser enviado até 20/12/2020 para publicação em edição eletrônica da Revista Internacional Educon ou como capítulo de livro (versão E-book), conforme opção do(a) participante, condicionada à aprovação do manuscrito pelo Conselho Editorial.

c) apresentação do(s) trabalho(s) (artigo(s) ou resumo(s) nas Sessões de Apresentação dos Eixos, com direito a certificado de apresentação(CONSULTAR NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS). O(a) participante deverá indicar no ato de inscrição a modalidade de apresentação (se por envio de vídeo ou em tempo real, através das plataformas on-line).

d) participação em todas as conferências e mesas-redondas do Evento, com direito a certificado.

3.1.2) participante B:

a) direito à submissão de até 3 trabalhos inéditos, em algum(s) dos formatos a seguir: artigo completo, resumo simples ou expandido, conforme opção do participante, a ser(em) publicado(s) nos Anais (artigos – com ISSN DOI) e Cadernos de Resumos (ISSN, apenas) do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (CONSULTAR NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS) – ESSES TRABALHOS DEVEM SER ENVIADOS, PELO SISTEMA DE SUBMISSÃO, ATÉ O ÚLTIMA DIA DO MÊS DE INSCRIÇÃO (Exemplo: quem fez a inscrição no mês de Julho/2020, deve enviar o trabalho até 31/7/2020quem fez a inscrição em Agosto/2020, deve enviar os trabalhos até 31/8/2020 – esses prazos devem ser obrigatoriamente respeitados, tendo em vista o tempo necessário para que os trabalhos possam ser avaliados pelos Pareceristas;

b) apresentação do(s) trabalho(s) (artigo(s) ou resumo(s) nas Sessões de Apresentação dos Eixos, com direito a certificado de apresentação(CONSULTAR NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS). O(a) participante deverá indicar no ato de inscrição a modalidade de apresentação (se por envio de vídeo ou em tempo real, através das plataformas on-line).

C) participação em todas as conferências e mesas-redondas do Evento, com direito a certificado.

3.1.3) Participante Cparticipação em todas as conferências e mesas-redondas do Evento, com direito a certificado.

Há também as categorias abaixo (que independem de inscrição no site do Colóquio):

3.1.4) participante D:

– D1: participação em todas as conferências e mesas-redondas do Evento, com direito a certificado. Inscrição gratuita a ser realizada pelo sistema SIGAA, pelo site da Pró-Reitoria da Extensão da Universidade Federal de Sergipe, no período de1/9/2020 a 21/9/2020, limitada a 100 vagas. Os certificados estarão disponíveis no SIGAA no prazo estipulado pelo sistema.

– D2Participação gratuita nas conferências e mesas-redondas do Evento transmitidas no YouTube, sem direito a certificado e independentemente de inscrição.

O participante deverá também indicar, no momento da inscrição:

4) Qual modalidade de pagamento da contribuição, se individual ou coletiva (3 participantes, com desconto)A inscrição da forma coletiva NÃO VINCULA OS 3 PARTICIPANTES NO MOMENTO POSTERIOR DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS (OU SEJA, CADA 1 DOS TRÊS PODERÁ SUBMETER OS TRABALHOS INDIVIDUALMENTE OU COM OUTROS COAUTORES, DESDE QUE ESTEJAM TODOS CADASTRADOS NO EVENTO). O comprovante deverá ser juntado no momento do cadastro pelos participantes individuais (todos) e coletivos (neste caso apenas 1 dos 3 junta o comprovante de pagamento da contribuição no valor total para os 3). Todos os participantes coletivos devem realizar o cadastro e indicar no formulário o nome completo e CPF dos outros 2 participantes que participam da contribuição coletiva. Há possibilidade de valores diferenciados para Grupos (de Pesquisa, Projetos de Extensão, Programas e outros) com mais de 3 pessoas – favor enviar e-mail para anais@coloquioeducon.com para maiores informações.

Os valores da contribuição, destinada às despesas necessárias à realização do Evento, estão descritos nas tabelas a seguir (separadas por titulação acadêmica/situação profissional) e deverão ser depositados no Banco do Brasil; beneficiado: Veleida Anahi da Silva; Agência: 5657–X; Conta poupança: 23.681–0; Variação: 51. Os valores das contribuição são crescentes, conforme período de inscrição. Abaixo encontram-se os valores finais.

SUBMISSÕES

5. Apenas quem se inscreveu na etapa anterior nas categorias A ou B e cujo comprovante de recolhimento da contribuição (individual ou coletiva) foi adequadamente juntado na etapa de inscrição/cadastro poderá submeter os trabalhos, através de novo cadastro, específico para a submissão (disponível em http://educonse.com.br/xivcoloquio/submissao).

A tentativa de submissão de trabalho sem o preenchimento prévio do cadastro do participante no Evento será invalidada pelo sistema.

6. Quem preencheu sua ficha de inscrição no site de submissão terá acesso a seu dossiê no sistema (na barra: login, no sistema). Nele encontrará a confirmação de sua inscrição e poderá baixar os certificados a que tem direito. Quanto aos ouvintes (inscritos sem submissão/apresentação de trabalho), as instruções para a emissão dos certificados serão enviadas ao e-mail cadastrado, após o fim do Evento e verificação da frequência.

7. Depois de entrar no seu dossiê no sistema, o participante poderá, se for necessário, corrigir na sua ficha erros no seu nome e em informações digitadas (informações escolhidas em uma lista proposta pelo sistema não poderão ser corrigidas). O CPF deverá ser digitado com apenas os números, sem pontos nem hífen. Se o e-mail ou o CPF (que são chaves para entrar no sistema) forem digitados de forma errada, a inscrição ficará perdida, a pessoa não conseguirá ter acesso a seu dossiê, a seus atestados e a seus certificados. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências desses erros do participante.

8. Quem se inscreveu e participou do Colóquio, de forma atestada pelos dispositivos de controle, tem direito a um certificado de participação de 24 horas.

9. Os certificados deverão ser baixados pelo próprio participante, a partir do seu dossiê no sistema (lembrando que esse dossiê se destina apenas a quem submeteu trabalhos). Serão liberados depois do evento, em um prazo razoável. O participante que informar o e-mail ou o CPF errado no momento da inscrição não conseguirá entrar no seu dossiê e baixar seus certificados. A Comissão de organização descartará qualquer responsabilidade em tal situação. O participante tem um prazo de dois meses a partir do último dia do Colóquio para baixar seus certificados e fazer contato com a Comissão caso encontre algum problema. Ultrapassado esse prazo, os certificados permanecerão disponíveis por um ano (a partir da data do Colóquio), mas a Comissão não responderá às mensagens e não assumirá responsabilidade alguma, caso aconteça um problema para baixar um certificado.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA SUBMISSÃO

10. A submissão de trabalho não é obrigatória, podendo o participante optar por uma inscrição como ouvinte.

11. A submissão e apresentação de trabalhos é destinada a pesquisadores ou aprendizes-pesquisadores (de graduandos a pós-doutores) e não a professores; contudo, o professor que quiser poderá apresentar um trabalho de pesquisa, ou pesquisa-ação; em tal caso, ele apresentará o trabalho como pesquisador e não como professor.

12. Existem três tipos de trabalhos: artigos (completos), resumos e resumos expandidos. Os artigos serão publicados em Anais, com ISSN e DOI. Os resumos serão publicados em caderno de resumos, com ISSN e sem DOI. Os resumos expandidos serão publicados em caderno de resumos expandidos, com ISSN e sem DOI. A ficha de inscrição é diferente por cada tipo de trabalho.

13. Um participante pode apresentar um máximo de três trabalhos – como autor ou co-autor para os Anais. Três trabalhos no total, que se trate de artigos completos, resumos ou resumos expandidos. A contribuição é igual seja qual for o número e o tipo de trabalhos. O participante deverá prestar atenção no valor que corresponderá a sua categoria e à data de envio do primeiro trabalho. Essa participação dará direito a um certificado de apresentação de trabalho por cada trabalho apresentado.

14Os coautores também deverão efetuar pagamento, cuja comprovação será enviada por ele, caso se trate de pagamento da contribuição de forma individual, ou por 1 dos 3 participantes, caso se trate de contribuição de forma coletiva (VER ITEM 2.2 DAS NORMAS DE INSCRIÇÃO/CADASTRO).

15. Um participante poderá contribuir, no máximo, para 3 (três) trabalhos inéditos e originais (como autor ou coautor) nos Anais, que se trate de artigos, de resumos ou de resumos expandidos. Um trabalho poderá ser assinado, no máximo, por 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2 (dois) coautores.

Ao tentarem se inscrever além dos limites estabelecidos nesta norma, as pessoas terão as submissões dos seus trabalhos excedentes recusadas pelo sistema de submissão.

Não existirá no Colóquio o status de “orientador”. Seja o orientador de um participante é coautor (com certificado), seja ele só pode aparecer numa nota de rodapé (sem certificado).

16. O trabalho é apresentado pelo autor. O autor preencherá sua ficha, com informações sobre ele mesmo e sobre os eventuais coautores. Assim, não será necessário que os coautores preencham uma ficha de submissão dos trabalhos, uma vez que as informações a respeito deles serão fornecidas pelo autor (mas se um coautor é também autor de outro trabalho, ele deverá, obviamente, preencher a ficha de autor desse outro trabalho). Caberá ao coautor informar os seus dados ao (s) autor (es) dos trabalhos em que irá participar. Chamamos a atenção dos participantes para o fato de que o nome que aparecerá no certificado é o que for declarado pelo autor na ficha, e o CPF que permitirá ao coautor ter acesso a seus certificados é também o que for declarado pelo autor na ficha. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências dos erros cometidos na ficha a respeito dos dados dos coautores.

17. O autor disponibilizará o trabalho ao mesmo tempo que ele enviar sua ficha de autor, sendo o trabalho copiado/colado, por fragmentos, a partir de um arquivo word – o trabalho não será “anexado”. O autor, de acordo com o que lhe pede o sistema, deverá copiar/colar seu trabalho “por fragmentos”. Com efeito, o trabalho será avaliado “às cegas” (sem que o Parecerista conheça o nome do autor e dos eventuais coautores), mas ele será publicado nos Anais (ou nos Cadernos de Resumos) com todas as informações sobre autor e coautores. Para evitar um duplo envio (sem nomes de autores nem informações sobre eles e, novamente, com essas indicações), o sistema será organizado para recolher a informação por fragmentos e gerir as duas versões (anônima e com nomes). Esse dispositivo permitirá também preservar a formatação do texto word preparado pelo autor (inclusive quando a bibliografia incluir links compridos, que tendem a mudar as margens e desfazer a formatação inicial). Cabe simplesmente ao autor atender aos pedidos do sistema, copiando o que for pedido, onde for pedido; na prática, o dispositivo será adaptado aos casos de artigo ou resumos, mas ficará muito simples. No caso dos artigos, o sistema pedirá ao autor que ele copie, sucessivamente (em três etapas) e a partir do seu arquivo word:

1 – nome de autor e coautor.

2 – eixo, título/title/titulo, resumo/abstract/resumen, palavra chave/key word/palabra clave ou mot-clef (3 idiomas obrigatórios ).o próprio trabalho, sem as demais informações.

3 – referências, notas de rodapé relacionadas ao trabalho, notas de rodapé informando quem são autor e coautores.

4 – as palavras chave deverão ser separadas por ponto.

Atenção: esses fragmentos deverão ser colados usando o ícone disponibilizado pelo sistema no processo de inscrição (o ícone colar do word, que é o terceiro na barra proposta), não deverão ser colados diretamente na tela. Se forem colados diretamente na tela, o autor terá a ilusão de que seu texto foi colado, mas, na verdade, o texto perderá a sua formatação no sistema e, mais tarde, nos Anais. Repetimos: o processo é simples, mas deverá absolutamente ser respeitado: o autor copiará o fragmento no seu arquivo word (com ctrl+c), voltará a sua ficha de envio do trabalho no sistema, clicará no ícone colar do word localizado na barra de ferramentas, então aparecerá uma janela em que o autor colará (ctrl+v) o fragmento, a seguir clicará em ok e em continuar, embaixo, para passar para a etapa seguinte. A comissão não se responsabilizará pelas consequências (formatação do texto perdida) se o autor não colar seu texto conforme o processo aqui explicado. O autor não deverá se preocupar se a formatação que aparecer na sua tela for um pouco diferente do seu texto word; se ele respeitou as indicações para colar seu texto, este aparecerá com a formatação correta na publicação do site.

18Os Pareceristas terão acesso a um exemplar sem identificação (sem o nome dos autor/coautores, sem as notas de rodapé informando quem eles são), para uma avaliação “às cegas”, pelo sistema double blind review. Contudo, serão constituídas três categorias, de acordo com a situação do autor: 1 – graduando; 2 – doutor; 3 – outras situações, intermediárias – para que o Parecerista possa adaptar seu nível de exigência. O autor deverá prestar atenção aos pedidos de informação a esse respeito – em caso de omissão ou erros, nenhuma correção será possível e a Comissão não se responsabilizará pelas consequências.

20. O trabalho não poderá ser enviado por um coautor. Caberá aos autores e coautores decidirem, antes do envio, quem é autor e quem é coautor. Não caberá à Comissão de organização do Colóquio tratar de eventuais queixas a esse respeito.

Não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção de nomes de autores e coautores após submissão, inclusive se todos os autores e coautores concordarem com essas modificações (por razões técnicas). Repetimos, com insistência: por razões técnicas, não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção ou supressão de nomes de autores e coautores após a submissão.

21. O trabalho só poderá ser enviado uma vez. Não serão aceitos (nem respondidos), seja qual for o motivo (envio sem querer do rascunho, erro no nome ou na lista dos autores ou coautores, etc.), pedidos de troca do trabalho, ou pedidos de modificação enviados por um autor ou um coautor. O autor deverá verificar todas as informações antes do envio do trabalho. Para que não haja dúvida alguma, repetimos: não será aceito, nem respondido, pedido algum de modificação/correção de um texto já enviado ou de modificação na lista de autor e coautores. O autor deverá enviar (copiar/colar) o trabalho completo e não apenas o resumo.

22. Artigos completos. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.

Os critérios utilizados para a aprovação dos trabalhos no XIV Colóquio Educação e Contemporaneidade serão: a) vinculação com o eixo temático; b) fundamentação teórica; c) coerência e coesão na argumentação; d) apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída; e) Referencial bibliográfico ou informático atual pertinente à temática abordada, f) relevância temática; g) ortografia e gramática corretas e respeito das normas da ABNT.

A aprovação depende do conteúdo do trabalho apresentado. Contudo, em referência aos Colóquios Educon anteriores, podemos dar algumas orientações acerca de dúvidas expressas nos anos anteriores:

– um simples projeto de pesquisa, que ainda não coletou dados, terá poucas chances de ser aprovado – a não ser que seja muito original em sua problemática ou sua metodologia;

– um trabalho de tipo filosófico, com esclarecimento e desenvolvimento de conceitos, poderá ser aprovado (embora não apresente dados empíricos). Mas um texto de opiniões pessoais sobre a vida, o mundo e a gente não será aprovado;

– um trabalho de revisão bibliográfica poderá ser aceito (em particular quando apresentado por um graduando) se houver um esforço importante de análise conceitual e teórica; se for apenas um inventário do tipo “o fulano disse que…”, será reprovado; de forma mais geral, um trabalho de validação de disciplina de graduação raramente tem o nível de uma comunicação para um colóquio internacional e, portanto, poderá ser um ponto de partida, mas requererá um sólido trabalho de aprofundamento;

– uma análise de práticas pedagógicas por professores-pesquisadores poderá ser aceita se houver um esforço importante de distanciamento crítico e analítico; se for apenas “fiz isso e tudo mundo gostou”, será reprovada;

– um trabalho elaborado às pressas por copiar-colar com base em um trabalho anterior (mestrado, doutorado) correrá o risco de ser reprovado, uma vez que trecho de um bom trabalho raramente constitui, em si, um bom trabalho; deve-se cuidar da coerência do trabalho apresentado;

– não será possível aceitar em um colóquio internacional um trabalho com muitos erros de ortografia ou de gramática, ou com um visível desprezo para as normas da ABNT; o autor deverá verificar ou mandar verificar para que não haja erros de ortografia e gramática no seu texto e que as normas básicas da ABNT sejam respeitadas, sob pena de a Comissão Científica vir a reprovar estes artigos.

O trabalho deverá, obrigatoriamente, pertencer a um dos eixos do Colóquio (a ser indicado na ficha). A ausência de indicação do eixo impedirá a avaliação, ocorrendo a recusa do trabalho. A lista dos eixos encontra-se no site do Colóquio. A escolha de um eixo é da responsabilidade do autor que enviar o trabalho; a postura da Comissão é confiar na escolha do autor.

O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 15 (quinze) e máximo de 20 (vinte) páginas, excluindo as referências (na sua versão original word, no computador). Deverá ser digitado em formato A4.

Na primeira página o trabalho deverá conter os elementos abaixo na ordem que se segue:

a) título do trabalho (em português e em duas línguas estrangeiras) em maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte times new roman ou arial;

b) o nome completo do autor e coautor sem abreviaturas, alinhados à direita e sem nota de rodapé informando quem são os autores/coautores; depois dos nomes são digitados um asterisco (autor) e eventualmente dois e três asteriscos (coautores 1 e 2), anunciando as notas digitadas no fim do documento informando quem são autor/coautores (ver adiante: 12);

c) indicação do eixo temático ao qual se vincula o trabalho;

d) três resumos de 10 linhas (um em português, um em inglês e um em espanhol ou francês, a critério do autor) contendo de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chaves. Os resumos deverão ser digitados em espaço simples, fonte times new roman ou arial, tamanho 12 e são de responsabilidade dos autores.

O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte times new roman ou arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as páginas numeradas. Para todas as margens usar 2,5 cm.

As citações a partir de 4 linhas deverão ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11.

As notas deverão estar no final do texto, com numeração automática pelo word.

No final do texto, depois das referências, deverão aparecer as notas informando quem são os autores/coautores. Esses dados de identificação do autor e coautor (titulação, grupo de pesquisa, curso, instituição de ensino e e-mail) deverão ser anunciados depois dos nomes dos autores/coautores (na primeira página) por um asterisco (autor), dois pelo coautor 1 e três pelo coautor 2. Não deverá ser utilizada a numeração automática das notas de rodapé para informar esses dados. Nesse lugar é que poderão aparecer também informações sobre orientador, instituições de financiamento e ajuda, etc.

Por motivos técnicos, o sistema não aceita fotografias, imagens e gráficos (mas aceita tabelas, desde que não sejam imagens; todavia, não poderá ter espaço em branco na tabela; é preciso preencher os espaços em branco com o número 0 – zero – para que o sistema não desloque as colunas ou linhas). As tabelas não podem usar um espaço da margem. Essa norma deverá imperativamente ser respeitada; com efeito, se aparecer imagem, fotografia, tabela na margem etc., o sistema cortará o texto automaticamente, sem avisar, quando ela aparecer.

A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.

As referências deverão respeitar as normas da ABNT, em vigor.

Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas, às cegas. Se o trabalho for aprovado, o autor receberá, no seu endereço e-mail, aviso dessa aprovação, sem motivos. Se for reprovado, o autor receberá aviso, com indicação dos motivos. O aviso de aprovação ou reprovação será enviado apenas para o endereço e-mail do autor, cabendo-lhe a responsabilidade de transmitir a informação aos seus eventuais coautores. Se o trabalho for aprovado, uma carta de aceite será disponibilizada no dossiê do autor e dos coautores, que poderão baixá-la.

O prazo para receber o aviso de aprovação ou reprovação dependerá do período em que o trabalho for enviado. Os trabalhos enviados no início do período de inscrição receberão uma resposta rápida. Quem enviar o seu trabalho nos últimos dias deverá ter consciência de que esse trabalho chegará com centenas de outros trabalhos e que a resposta irá demorar.

Se um trabalho for reprovado, o autor e os coautores permanecerão participantes no próprio colóquio, já que são duas coisas diferentes. Ao propor um trabalho, e, portanto, ao aceitar estas normas, autores e coautores assumirão o compromisso de aceitar a decisão dos Pareceristas, como de praxe e de forma bem-educada.

Como dito, o trabalho só será avaliado após a confirmação do cadastro inicial e do pagamento da contribuição por todos os autores/coautores. Ressalta-se que coautores também pagam. Não é possível saber, antes da contribuição, se o trabalho será aprovado. No caso de reprovação do trabalho não haverá reembolso da contribuição.

O autor pode escolher a modalidade de apresentação que ele quiser: on-line (com debate) ou por envio de vídeo (sem debate) (VER NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS). Os trabalhos poderão ser apresentados on-line ou por vídeo por seus respectivos autores ou coautores.

Um trabalho reprovado não poderá ser apresentado, inclusive se acontecer um eventual erro de programação informática. Só poderá ser apresentado um trabalho aprovado. Só poderá receber certificado um trabalho aprovado e apresentado. Todos os artigos aprovados serão publicados integralmente no site do Educon, para leitura e download gratuitos. Serão publicados em Anais do evento com ISSN e DOI.

Para aqueles que se inscreveram na categoria de Participante A: as orientações específicas sobre o processo de submissão de artigo constam na aba “Categoria A”.

23Resumos e resumos expandidos. As normas acadêmicas, tipográficas, de apresentação, de avaliação etc. São as mesmas que as normas para os artigos completos. Por resumo, entende-se um texto de 10 (mínimo) a 15 (máximo) linhas. Por resumo expandido, entende-se um texto de três (mínimo) a cinco (máximo) páginas. O resumo deve ser apresentado em português, inglês, mais francês ou espanhol e com palavras-chaves. O resumo expandido deve ser acompanhado de um resumo de 10 a 15 linhas em português, inglês, mais francês ou espanhol e com palavras-chaves. Resumos e resumos expandidos devem conter as referências bibliográficas fundamentais (exigidas para obter ISSN). Resumos e resumos expandidos serão publicados em cadernos específicos no site (com ISSN, sem DOI). Eles devem ser apresentados, como os artigos completos (on-line ou por vídeo). Os certificados indicam que são resumos ou resumos expandidos.

24. Certificado de participação no Colóquio e certificado(s) de apresentação de trabalho são diferentes e acumuláveis.

Os certificados de apresentação de trabalho deverão ser baixados pelos próprios autores, on-line, a partir do seu dossiê no sistema – e encaminhados por eles para seus eventuais coautores. Eles serão liberados pela comissão de organização após verificação que os trabalhos foram mesmo apresentados, em um prazo razoável. Se o autor informar o CPF errado no momento da submissão (o seu ou o de um coautor), ele não conseguirá entrar no seu dossiê e baixar seu certificado. A Comissão de Organização descartará qualquer responsabilidade em tal situação. Autor e coautores têm um prazo de dois meses a partir do último dia do Colóquio para baixar os certificados de apresentação de trabalho e fazer contato com a Comissão caso encontrem algum problema. Ultrapassado esse prazo, os certificados permanecerão disponíveis por um ano (a partir da data do colóquio), mas a Comissão não responderá às mensagens e não assumirá responsabilidade alguma no caso de acontecer um problema para baixar um certificado.

25. A Comissão não se responsabilizará pelos fracassos oriundos de uma tentativa tardia de cadastro (em particular no último dia), nem por eventuais erros no ato da inscrição. Esses problemas, que decorrem do comportamento do próprio autor, não abrirão direito a reembolso do autor ou dos coautores.

APRESENTAÇÕES

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

No preenchimento do formulário de inscrição/cadastro inicial, o participante das categorias A ou B participante deverão indicar no formulário de inscrição a modalidade de apresentação, dentre as seguintes opções. UMA VEZ SUBMETIDA A INSCRIÇÃO NÃO SERÁ POSSÍVEL A ALTERAÇÃO DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO ESCOLHIDA.

26APRESENTAÇÃO ON-LINE (EM TEMPO REAL):

26.1 As apresentações on-line (em tempo real), serão realizadas entre os dias 14/9/2020 e 3/10/2020, em sessões de 4 horas de duração, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e/ou noite (18h às 22h), de segunda a sábado, exceto nos dias 24 e 25/9/2020, período reservado para a realização das conferências e mesas redondas do Colóquio.

26.2 O(a) participante deverá consultar previamente no site do Educon – Kit do(a) Participante e/ou em sua caixa de entrada do e-mail cadastrado, a partir do dia 9/9/2020, o endereço (link de acesso) da sala virtual e o horário da sua apresentação, devendo ingressar com no mínimo 30 minutos de antecedência a fim de garantir o início das apresentações no horário previsto.

26.3 O(a) participante deverá obrigatoriamente, durante a apresentação de seu trabalho, disponibilizar aos demais participantes da sessão sua imagem (através da ativação da câmera – webcam) e sua voz (através da ativação do áudio – microfone).

26.4 A Organização não se responsabiliza por nenhum requisito e/ou condição técnica quanto ao acesso à plataforma, sendo de responsabilidade dos participantes a qualidade da internet, provedores e equipamentos.

26.5O(A) Coordenador(a) das Apresentações do Eixo abrirá(ão) a sessão explicando a ordem de apresentação dos trabalhos, mediando as intervenções e organizando os debates.

26.6 Cada apresentação deverá ter duração de no máximo 10 minutos, sem prorrogação, e mais 5 minutos de debates/apreciações pelos demais participantes.

26.7 Os participantes devem permanecer on-line na sala virtual durante toda a sessão, cuja frequência será aferida mediante o preenchimento, por eles, de formulário, cujo link de acesso será disponibilizado ao final das apresentações pelos Coordenadores de Sessão. O certificado de apresentação será liberado depois de encerrado o evento e de verificada a frequência do participante pela Organização.

27) ENVIO DE VÍDEO DA APRESENTAÇÃO:

27.1 O(A) participante deverá gravar um vídeo de sua apresentação, com observância dos requisitos abaixo, disponibilizando o acesso à Organização impreterivelmente até o dia 7/9/2020, mediante o envio do arquivo em formulário próprio a ser disponibilizado no site.

REQUISITOS:

a)Duração de 5 a 10 minutos.

b) Apresentar de modo claro e conciso os elementos do seu trabalho (tema, problema de pesquisa, metodologia, conclusões e outros aspectos relevantes).

c)O vídeo deverá ser gravado na orientação horizontal (modo paisagem), formato .mp4, com qualidades satisfatórias de áudio e de imagem (resolução) e iluminação.

27.2Esta modalidade de apresentação não terá debates. O conteúdo do vídeo será analisado pelos Coordenadores dos Eixos, que verificarão o preenchimento dos requisitos estabelecidos e a qualidade científica da apresentação conforme titulação acadêmica do participanteNão serão publicadosvídeos de apresentação no canal do Colóquio no Youtube que não observarem as normas descritas. Participantes com vídeo reprovado não terão direito ao certificado de apresentação do(s) trabalho(s).

27.3. O certificado da apresentação será liberado após o encerramento do Evento, apenas aos participantes que, relativamente a esta modalidade, enviaram o vídeo atendendo aos requisitos estabelecidos, devidamente atestada a qualidade da apresentação pelos Coordenadores de Sessões.

CONFERÊNCIAS E MESAS-REDONDAS

1. O Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, na sua XIV edição, oferecerá conferências e mesas-redondas Internacionais e Nacionais transmitidas on-line, no Canal Youtube Colóquio Educon e em outras plataformas. Considerando essa nova forma de realização do Evento, em que auditórios e salas de aulas antes físicos foram transpostos para o ambiente digital, é obrigatório que todos os participantes tenham uma Conta Google ativa (instruções disponíveis emhttps://support.google.com/accounts/answer/27441?hl=pt-BR) ese inscrevam no Canal Youtube do Colóquio Educon.

2. A Comissão Organização do Colóquio só divulgará o nome de um palestrante (conferência, mesa-redonda) após acordo deste. Contudo, sempre podem acontecer imprevistos, não controláveis pela Organização, que o impeçam de participar do Colóquio. Nesses casos, os participantes não terão direito a qualquer indenização ou reembolso.

3. Considerando a amplitude da programação, com conferências e mesas-redondas simultâneas, os participantes deverão optar por aquelas que os interessarem, acessando a plataforma correspondente (conforme instruções constantes do site do Evento – aba Acesso às Conferências/Mesas Redondas). Em todos os dias de realização das Conferências/Mesas-redondas, o participante deverá realizar seu credenciamento (1 vez por dia), preenchendo seu nome e CPF em formulário próprio. O certificado de participação no Colóquio, com carga horária total de 24 horas, será único, para toda as Conferências e Mesas-Redondas, e liberado apenas ao (à) participante que tenha realizado o credenciamento nos dois dias.

4. As conferências e mesas-redondas serão realizadas 100% online, não se responsabilizando a Organização por nenhum requisito e/ou condição técnica quanto ao acesso às plataformas, sendo de responsabilidade dos participantes a qualidade da internet, provedores e equipamentos necessários.